Pedagogia

Duração do Curso: 8 semestres
Período: Noturno
Número de vagas: 60
Carga Horária: 3.400 h
Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC nº 914 de 27 de dezembro de 2018.

A proposta do curso de Pedagogia do UNIFEG, tem como cerne uma concepção de currículo embasada numa teoria crítica da Educação, dirigida à formação de um profissional consciente de sua profissão e das reais necessidades e implicações de sua prática que se efetivará numa sociedade com novos paradigmas comportamentais, culturais, políticos e sociais advindos de profundas transformações científico-tecnológicas, culturais e econômicas. Tem como meta a formação de um profissional que tenha condições de atuar de modo competente, crítico, ético e compromissado nas tarefas pertinentes à Docência e Gestão Pedagógica e Administrativa.

· Objetivos do Curso
· Estrutura do Curso
· Mercado de Trabalho
· Perfil do Profissional

· Course Objectives

Geral: Formar profissionais qualificados para atuar em diferentes instituições públicas, privadas, formais e não-formais, tendo como referência o aluno, que deve ser respeitado em todos os aspectos, compreendendo-o no contexto sócio-econômico enquanto ser de experiência e vivência múltiplas: emocionais, cognitivas, políticas e culturais.
Específico: Formar o Educador comprometido criticamente com a realidade brasileira, engajado no processo de transformação social e capaz de atuar com competência na área educacional e ainda, capacitado a atuar como cidadão e como profissional consciente e responsável, trabalhando por princípios da ética democrática: dignidade, respeito mútuo, justiça, participação, diálogo e solidariedade; relacionar teoria-prática tendo como referência a sua ação pedagógica cotidiana e a necessidade de intervir nesta realidade; desenvolver a ação educativa voltada para aprendizagem e sucesso dos alunos.

· Estrutura do Curso

O curso de Licenciatura em Pedagogia compreende 8 períodos, inicialmente com disciplinas de formação básica, nas dimensões sociológica, filosófica, histórica e psicológica. A interdisciplinaridade e relação teórico-prática são contempladas durante todo o curso. No contexto de formação específica, há apropriação dos conhecimentos relacionados à especificidade pedagógica da docência, dos procedimentos didático-pedagógicos, metodológicos, projetos escolares, Educação não-formal, Educação para Inclusão, Educação Infantil, Ensino Fundamental e de Jovens e Adultos (EJA). A Prática Pedagógica é distribuida ao longo do curso, integrando diversas áreas, disciplinas e atividades de discussão, em espaço aberto a temas emergentes, sugeridos por professores/alunos, garantindo a atualização do curso. O Estágio Supervisionado tem a função de garantir uma instrumentalização básica à docência, gestão pedagógico-administrativa, articulando-se aos conteúdos de Iniciação Científica, à Pesquisa e, estimulando uma reflexão teórica sobre a prática educativa, contribuindo para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

· Mercado de Trabalho

O curso capacita profissionais para o exercício do Magistério na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental e na Gestão Pedagógica e Administrativa na Educação Básica. O profissional poderá atuar como docente ou ainda como consultor em atividades culturais e socioeducacionais, em espaços escolares e não-escolares.

· Perfil do Profissional

O curso de Pedagogia deverá formar um pedagogo inovador e criativo, capaz de analisar, compreender e lidar com as mudanças e implicações advindas da vida social. Este profissional estará apto para atuar no campo ou nas áreas de: docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas para formação de professores, também no exercício da Educação Especial, na Educação de Jovens e Adultos, na Organização de áreas públicas ou privadas emergentes no campo socioeducacional, como também apto para a gestão educacional nos segmentos administrativo e pedagógico, atuar nos contextos escolares e não-escolares. O Pedagogo terá condição de Produção Científica, difundindo seu conhecimento no campo educacional, por meio de publicações para enriquecimento da área educativa.

Dúvidas? Clique Aqui!