FILOSOFIA
Duração: 6 períodos
Turno: Noturno
Número de vagas: 30
Carga Horária: 3.000 h/a
Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC nº 914 de 27 de dezembro de 2018.
· Objetivos do Curso
· Estrutura do Curso
· Mercado de Trabalho
· Perfil do Profissional
· Course Objectives
Oferecer condições ao estudante de pensar e redescobrir o valor da Filosofia, diante dos problemas suscitados no terceiro milênio. Elaborar novos paradigmas que respondam às necessidades exigidas pelas intensas e constantes transformações impostas pela nova ordem mundial que se está efetivando. Proporcionar aos profissionais da área a reflexão, a investigação e a síntese do pensamento e da prática sobre os grandes temas que desafiam o homem diante dele mesmo, do mundo, da história e do transcendente.
· Estrutura do Curso
Na estrutura curricular do Curso de Filosofia estão estabelecidas as disciplinas que o aluno poderá cursar ao longo do período de formação. O currículo é organizado por disciplinas, com duração de 6 semestres. A matriz curricular contempla, organicamente, os núcleos básicos que compõem a estrutura da formação filosófica, ou seja, sistemático, que açambarca os temas peculiares da filosofia, cujas disciplinas básicas são: Teoria do conhecimento, Lógica, Metafísica, Epistemologia. Histórica da filosofia, que objetiva refletir os temas centrais dos quatro períodos da História do pensamento. Prático, que envolve a ética enquanto ação individual, e a política naquilo que possui de envolvimento e compromisso com o social.
· Mercado de Trabalho
O profissional formado no UNIFEG está apto a exercer a função de docência em escolas públicas e privadas, atuar como pesquisador na área do conhecimento filosófico, como assessor junto a órgãos públicos, escolas, empresas e outras entidades.
· Perfil do Profissional
Sólida formação temática, que capacite para a compreensão e a transmissão dos principais temas, sistemas filosóficos, assim como para a análise e reflexão crítica da realidade social em que se insere. O curso de licenciatura capacita o profissional a exercer a função de docência e obter os fundamentos sólidos para posterior ingresso no Mestrado e no Doutorado. Prática pedagógica criativa, uma vez que a prática, especialmente de Filosofia, não é fruto de mera reprodução e cópia de respostas pedagógicas já construídas, mas criação constante, a partir da consciência dos problemas. Sólida formação ética, capaz de compreender os pressupostos da práxis, subjacentes às várias questões e dialogar na perspectiva dos fundamentos da pessoa e da cidadania.