Engenharia Elétrica


Duração do Curso: 10 semestres
Período: Noturno
Carga Horária: 3780 h/a
Número de vagas: 30
Autorização: Ato CAS n° 13 de 24 de agosto de 2016 e RESOLUÇÃO CAS/UNIFEG n° 04/2021 - 30 de abril de 2021.


O curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do UNIFEG foi criado em 24 de agosto de 2016 através da RESOLUÇÃO CAS/UNIFEG n° 13/2016 do Conselho Acadêmico Superior (CAS) do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG), atendendo as Diretrizes Curriculares Nacionais de Cursos de Graduação em Engenharia (Ministério da Educação - MEC), a legislação pertinente do Conselho Nacional de Educação (CNE) e Conselho Nacional de Engenharia e Agronomia (CONFEA/CREA).

O curso conta com professores experientes, todos com titulação de mestres ou doutores, bibliotecas (física e virtuais), softwares específicos e laboratórios para atividades práticas.

· Objetivos do Curso
· Estrutura do Curso
· Mercado de Trabalho
· Perfil do Profissional

· Course Objectives

O curso de Engenharia Elétrica do UNIFEG tem como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento tecnológico da região de Guaxupé, formando profissionais comprometidos em atuar com ética profissional, competência técnica e respeito ao meio ambiente. Além disso, o curso objetiva:

  • •formar profissionais com capacidade de analisar, avaliar, projetar, otimizar e resolver problemas em sistemas integrados por pessoas, materiais e equipamentos, de forma eficiente, com ética e responsabilidade social.
  • •oferecer aos alunos conteúdos da engenharia que atenda às suas expectativas profissionais e pessoais.
  • •formar profissionais com uma visão global que os habilitem a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente.
  • •formar profissionais proativos capazes de buscar informações e soluções de maneira autônoma, assimilando as rápidas mudanças do século XXI.
  • •realizar trabalhos e projetos em equipes.
  • •formar profissionais cidadãos, críticos, éticos e reflexivos, consciente da realidade social que os cerca.

A estrutura curricular e carga horária objetivam a formação de engenheiros elétricos para o desempenho de atividades referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos; a materiais elétricos e eletrônicos; equipamentos eletrônicos em geral; sistemas de comunicação e telecomunicações; sistemas de medição e controle elétrico e eletrônico; seus serviços afins e correlatos.


· Estrutura do Curso

O curso de Engenharia Elétrica do UNIFEG possui carga horária total de 3780 horas de atividades supervisionadas, que poderão ser integralizadas em cinco anos, distribuídas em três núcleos de disciplinas: básicas, profissionalizantes e específicas.

Complementando os conteúdos teóricos desenvolvidos em salas de aula, são realizadas atividades nos laboratórios de eletricidade, eletrônica analógica, sistemas digitais, microcontroladores, controle e automação, máquinas e instalações elétricas, física e química.

Outras atividades, exigidas para formação mais adequada à complexidade da vida profissional do Engenheiro Elétrico, são desenvolvidas extraclasse, como estágio supervisionado (400 horas) e atividades complementares (200 horas).

Para um amplo espectro de atuação, o currículo do curso de Engenharia Elétrica do UNIFEG oferece disciplinas que cobrem as diversas facetas da Engenharia Elétrico como, por exemplo, Eletrônica, Instalações Elétricas Residenciais e Industriais, Controle, Automação, Redes de Computadores, Microcontroladores, Geração de Energia, Distribuição de Energia, Máquinas Elétricas, Proteção de Sistemas Elétricos, Processamento Digital de Sinais entre outras.

O curso de Engenharia Elétrica do UNIFEG dispõe de ambientes como: salas de aula; biblioteca; laboratórios de informática; laboratório de Química; laboratório de Física; laboratório de Desenho Técnico; laboratório de Eletrônica, laboratório de Eletricidade Básica e Instalações Elétricas, laboratório de Circuitos Lógicos, laboratório de Automação e Controle, laboratório de Sistemas Microcontrolados entre outros. Estes ambientes contemplam satisfatoriamente as necessidades das disciplinas básicas do curso, satisfazendo as diretrizes curriculares do MEC para os cursos de Engenharia. O planejamento das instalações físicas, contidas no PDI, é realizado para atender adequadamente as necessidades das práticas de ensino.

O curso de Engenharia Elétrica também contribui para a formação de um engenheiro empreendedor. Para tanto, a estrutura curricular apresenta disciplinas que motivam o pensamento empreendedo (disciplina de Empreendedorismo), a capacidade de avaliação econômica-financeira (disciplina de Engenharia Econômica), a gestão de projetos (disciplina de Gestão de Projetos) e a administração de empreendimentos (disciplina de Administração).


· Mercado de Trabalho

O Engenheiro Eletricista terá como campo de trabalho indústrias, empresas, instituições científicas e acadêmicas que atuem com equipamentos eletrônicos, sistemas de medição e controle, sistemas digitais, automação e controle de máquinas e processos, hardware de computadores, sistemas eletrônicos em geral, sistemas de geração e transmissão de energia e sistemas de telecomunicações.

Trata-se de um profissional valorizado e altamente demandado pelo mercado, com amplas oportunidades de desenvolvimento profissional nas áreas técnica, comercial e acadêmica.

A demanda por profissionais na cidade e região de Guaxupé tem possibilitado o ingresso de nossos estudantes no mercado ainda durante a graduação, como auxiliares técnicos e estagiários.


· Perfil do Profissional

O curso de Engenharia Elétrica do UNIFEG proporcionará um conjunto de habilidades e competências para formação do perfil do egresso. Esse conjunto é trabalhado nos diferentes componentes curriculares que formam a matriz curricular do curso. As habilidades e competências gerais são as seguintes:

1) aplicar conhecimentos matemáticos, estatísticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia Elétrica;
2) projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
3) conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
4) planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenhara Elétrica;
5) identificar, formular e resolver problemas de Engenharia Elétrica;
6) desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
7) supervisionar a operação e a manutenção de sistemas industriais;
8) avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas industriais;
9) comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
10) atuar em equipes multidisciplinares;
11) compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional;
12) avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
13) avaliar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia Elétrica;
14) assumir a postura de permanente busca de atualização profissional;
15) utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, bem como avaliar a viabilidade econômica e financeira de projetos de Engenharia Elétrica;
16) dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de produzir, com eficiência e ao menor custo, considerando a possibilidade de melhorias contínuas;
17) gerenciar e otimizar o fluxo de informação nas empresas, utilizando tecnologias adequadas.


Dúvidas? Clique Aqui!