Enfermagem
Duração do Curso: 8 semestres.
Período: Noturno
Carga Horária: 4000 h/a
Número de vagas: 50
Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC nº 819, de 30 de dezembro de 2014
O curso de Bacharelado em Enfermagem do UNIFEG, iniciado em 2005, foi criado para suprir a crescente demanda por profissionais de saúde em Guaxupé e região, de modo a oferecer uma formação completa e alinhada com as necessidades do mercado. O curso segue as Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Enfermagem (Parecer CES/CNE n.º 1.133/2001) e tem como base o compromisso ético e social, priorizando a defesa das Políticas Públicas de Saúde e a melhoria da qualidade de vida da população local. O curso teve o reconhecimento do MEC em 2011 e sempre propiciou uma formação sólida, com foco no desenvolvimento de habilidades técnicas e humanísticas.
· Objetivos do Curso
· Estrutura do Curso
· Mercado de Trabalho
· Perfil do Profissional
· Course Objectives
Formar um profissional com visão holística do papel do enfermeiro, fundamentado em conhecimentos científicos e com capacidade de educação permanente, aquisição e utilização de novas tecnologias. E também prepará-lo para trabalhar em equipes ultidisciplinares, prestar o cuidado integral ao ser humano e atuar com responsabilidade social e compromisso com a cidadania como promotor de saúde.
· Estrutura do Curso
No decorrer do processo formativo, o aluno do curso de Enfermagem desenvolve competências e habilidades no cotidiano do exercício profissional, vivenciado nos locais de prática e estágios, que têm um campo de atuação amplo e diversificado, crescente e em contínua transformação.
O curso conta com um corpo docente qualificado, composto de doutores, mestres e especialistas em Enfermagem e outras áreas afins. A infraestrutura inclui laboratórios de Anatomia, Microscopia/Microbiologia, Habilidades em Enfermagem e Informática, além de biblioteca física e digital, complexo poliesportivo, ambulatório médico e auditórios. Durante os 4 anos de curso (8 semestres), os acadêmicos passam por aulas teóricas e práticas, com estágio obrigatório no último ano em hospitais e unidades de saúde, garantindo uma formação completa.
A estrutura do curso define as estratégias pedagógicas que articulam o saber (conteúdos), o saber-fazer (atitudes/habilidades) e o saber-conviver. E, com isso, visa desenvolver o aprender a ser, a fazer, a viver juntos e a conhecer estruturas, que constituem aprendizagens indispensáveis.
· Mercado de Trabalho
O profissional enfermeiro graduado pelo UNIFEG lidera equipes (auxiliares e técnicos de Enfermagem) em todos os cenários de atenção à saúde. Atua na área assistencial e gerencial dentro dos diversos setores hospitalares, bem como nos serviços de atenções primária e secundária: unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família e ambulatórios de especialidades.
Os outros campos de atuação profissional do enfermeiro abrangem: vigilância em saúde (especialmente a epidemiologia); serviços de saúde ocupacional; centros de atenção psicossocial; hospitais psiquiátricos; clínicas geriátricas e instituições de longa permanência; unidades de pronto atendimento; serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU); serviços de remoção inter-hospitalar (terrestre e aéreo); operadoras de saúde; assessoria, consultoria e auditoria de serviços de saúde; e docência (nível técnico e de graduação).
Embora o trabalho do enfermeiro seja, tradicionalmente, exercido por meio de vínculo empregatício com as organizações de saúde, ele é considerado um profissional autônomo e possui respaldo legal para instituir empresa. Por exemplo, ele pode estabelecer clínica de imunização e de assistência domiciliar - home care (Resolução do Conselho Federal de Enfermagem ? COFEN n.º 255/2001) e atuar em seu próprio consultório de Enfermagem (Lei n.º 7.498/86, Decreto nº 94.406/87, e Resoluções do Conselho Federal de Enfermagem - COFEN nº 159/93, 544/2017, 568/2018 e 606/2019).
· Perfil do Profissional
O egresso do curso de Enfermagem do UNIFEG será um profissional preparado para desempenhar a função de enfermeiro assistencial nos moldes atuais, aperfeiçoando-se constantemente. E também estará pronto para aprender novas tecnologias e para criar e adaptar conhecimentos científicos ao seu ambiente de trabalho.
Ele terá uma visão crítica da Enfermagem que o capacite para o gerenciamento de sua equipe, bem como para a sua própria atuação, de acordo com os preceitos éticos, bioéticos e científicos no cuidado de Enfermagem humanizado.
Ele deverá sair com uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual, pautado na ética. Será capaz de conhecer os problemas e as necessidades de saúde mais prevalentes em âmbito nacional, fazendo intervenção, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes. Ele estará apto para atuar com responsabilidade social e promover a saúde integral do ser humano.